2016 /2017

usa - SPINGFIELD

       Tão longe … e tão perto!

 

 Foi com muita alegria e disponibilidade de coração, que fui como reitora, orientar o 4º Curso de Cristandade de Senhoras, em língua portuguesa, realizado na Diocese de Springfield de 27 a 30 do pretérito mês de Outubro, no Convento de Sta. Thecla, Billerica, Massachusetts , nos EUA.

Dezassete novas cursilhistas, oriundas de Boston,,Ludlow e Connecticut,   acompanhadas por uma equipa de responsáveis, também de diversas localidades e, orientadas espiritualmente, pelo Revº Padre Vítor, residente na Paróquia de NªSenhora de Fátima, em Ludlow. Foi grande o empenho e envolvimento de todos, na preparação do cursilho, da casa, logística e refeições.

 Mais uma dádiva de Deus ….fruto das orações e sacrifícios de um sem número de irmãos, por esse mundo além…que nos  acompanharam  em espírito e através de mensagens, fazendo com que houvesse festa, no coração de cada participante…!! Este curso, teve um sabor especial para mim, e essencialmente, para os irmãos cursilhistas mais antigos, depois de um interregno de oito anos. Foi gratificante, o encontro pessoal com todos eles, na Clausura!!

Um salão repleto… abraços… lágrimas de alegria e saudade…! O frio que se sentia fora, contrastava com o calor humano, que se vivia no interior da sala. Testemunhos sentidos e cheios de esperança, para o 4º dia...!

A Eucaristia, foi outro dos momentos fortes e intensos. Um culminar de emoções!

Terminou o Cursilho, com um magnífico jantar, com iguarias portuguesas, oferecidas e confeccionadas pelos irmãos Ludlow. Confraternizou-se e partilharam-se  momentos inesquecíveis, da vida de cada um…!!

A hora avançava, sem se dar conta…! Era preciso percorrer muitos quilómetros e recomeçar o trabalho no dia seguinte! Restava somente, a tristeza da despedida ...!!

 Peço ao Senhor, que estas vivências sejam o recomeço de uma próspera e significativa etapa, na vida espiritual destas irmãs, e na esperança do porvir , do M.C.C., neste longínquo país de sonhos, onde os nossos irmãos portugueses, vivem e convivem fraternalmente, unidos na mesma Fé e na mesma língua.

Tão longe em distância….mas…tão perto em emoções  sentidas, vividas e partilhadas…!! É maravilhoso viver em comunhão com a Igreja Universal e irmanadas no mesmo PAI.

O Senhor do Universo, abençoe os vossos projectos,  dê  perseverança e fidelidade  no vosso agir cristão. Sempre mais além…!!

Jesus, continua a dizer-nos hoje, tal como ao surdo do Evangelho: “Effathá”! Abre-te, renasce! (Mc.7,24) e ainda “Eles largaram as redes e foram com Ele” (Mc,1,18).

DECOLORES

Carolina Eiras                                                                           

 

INÍCIO

 contador de visitas

______________________

______________________